Não é só a poluição e o sol que afetam na saúde da pele. Outros fatores, como a hereditariedade, os níveis de estresse e as flutuações hormonais também têm influencia na beleza e saúde da cútis. Talvez mais do que tudo isso, no entanto, a alimentação pode ser grande aliada – ou vilã – quando o assunto é beleza.
O livro “Você é o que você come” (Editora Alegro), de autoria da Dra. Gillian McKeith, explica em 220 páginas como os alimentos contribuem para preservar não apenas sua saúde, mas, também, a alegria, a sensualidade e a beleza. Segundo a autora, considerada a "Guru da Alimentação" na Inglaterra, a dieta se reflete diretamente na aparência da sua pele. E dá dicas incríveis e receitas deliciosas para você ficar linda por dentro e por fora!
10 dicas de ouro para ter uma pele saudável:
- Beba água : pelo menos de 6 a 8 copos por dia, aumente a dose durante o verão e quando fizer atividades físicas. A água é essencial para manter a pele hidratada e para eliminar toxinas via rins e cólon.
- Inclua muitas fibras na sua dieta: elas mantêm o trato intestinal em funcionamento normal e aprimoram a eliminação dos resíduos do corpo. Algumas pessoas com problemas de pele sofrem de prisão de ventre porque não se alimentam com boas fontes de fibras.
- Verifique se a sua dieta contém antioxidantes em abundância (eles tornam mais o envelhecimento celular mais lento). Frutas secas e hortaliças são as melhores fontes de antioxidantes vegetais naturais.
- Combine os alimentos: ao comer proteína e carboidratos em refeições separadas, você evita fermentação descenessária no cólon e aumenta a absorção de nutrientes pelo sangue. Além disso, a gordura consegue queimar-se bem e as partículas de alimentos não digeridos não permanecem espalhadas pelo corpo.
- Embora as gorduras ruins sejam prejudiciais ao organismo, os ácidos graxos essenciais (boas gorduras) são bons para a pele. Encontramos as boas gorduras em cereais integrais, sementes, nozes, grãos de soja, verduras de folhas verde-escuras, óleos extraídos a frio (principalmente linhaça, abóbora moranga, girassol, gergelim e açafrão). E peixes oleosos como sardinhas, cavala e salmão-selvagem (e não criado em cativeiro).
- Ao levantar-se: comece o dia com uma mini-limpeza matinal. Beba um copo de água morna, depois, beba uma caneca de chá de urtiga ou água quente com um pouco de sumo de limão fresco.
- Evite quantidades excessivas de cafeína ou álcool, pois essas substâncias drenam a umidade do corpo.
- Corte o sal. Sódio em excesso no organismo leva a protuberâncias e inchaço na pele. Experimente sementes de aipo, algas marinhas ou outros substitutos naturais. Também tente evitar pratos muito condimentados, sempre que possível.
- Reduza o consumo de alimentos que provocam obstrução: os piores transgressores são carne vermelha, laticínios, alimentos refinados, frituras e alimentos que contêm óleos hidrogenados ou gordura.
- Aplique mel no rosto três vezes por semana. Deixe o mel sobre a pele aproximadamente 30 minutos. Retire o mel com água morna, no chuveiro ou na banheira. Você ficará surpreso com os resultados incríveis deste truque simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário